Crea tu ruta
Eventos del mes
Octubre << Noviembre - 2017 >> Diciembre
L
M
M
J
V
S
D
  1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30   
Hoy es 18 de Noviembre de 2017
Ruta del Vino Valdeorras > D.O. Valdeorras

D.O. Valdeorras

D.O. ValdeorrasValdeorras é uma das Denominações de Origem mais antigas da Espanha, reconhecida por Ordem Ministerial desde 1945. A zona de produção ocupa parte da bacia  dos rios Sil, Xares e Bibei. Nasceu para garantir a qualidade dos vinhos da região e para trabalhar na recuperação de variedades autóctones, como o Godelho, e no fomento de plantações de outras variedades como o Mencia.

Os municípios incluídos nesta D.O. são: O Barco de Valdeorras, A Rua, Petim, Rubiá, O Bolo, Carvalheda de Valdeorras, Larouco e Vilamartim de Valdeorras. Os vinhos mais exportados são os brancos monovarietais de Godelho. Suécia, Alemanha e Reino Unido são os principais mercados dentro da União Europeia. Fora desta, o principal é os EUA, que estão a experimentar um importante crescimento devido à excelente valoração por parte da crítica deste país.

Em Valdeorras as elaborações mais frequentes são vinhos monovarietais. Entre os brancos destacam os Godelhos, que se definem pelo fino aroma frutado, cor amarelo palha e uma boa estrutura na boca resultado de umas excelentes maturações. Nos tintos predominam os de Mencia, de cor cereja com reflexos púrpura e elegante aroma frutado, por vezes também florais, com um bom equilíbrio entre álcool e acidez, saborosos e de retrogosto intenso e prolongado. Há também interessantes elaborações em que se utilizam Tempranillo ou Garnacha tintureira tanto monovarietais como combinações que achegam aromas de fruta muito madura e excelentes acidez e volume na boca.

Vindima